Pesquisa JPNews/Mapa aponta potencial de voto e nível de conhecimento dos principais nomes ao Governo de Santa Catarina

Por: Redação Jovem Pan News
em 16/12/2025 às 18:55 - Atualizado há 42 minutos.
pesquisa governo santa catarina
Foto: Reprodução/Governo de Santa Catarina

A pesquisa do Instituto Mapa, contratada pela Jovem Pan News Florianópolis, traça um panorama sobre o conhecimento e a potencialidade de voto dos principais nomes colocados no cenário da sucessão estadual de 2026 em Santa Catarina. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 8 de dezembro de 2025, com 1.008 eleitores em 53 municípios catarinenses, e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

A pergunta apresentada aos entrevistados em todos os pontos de Santa Catarina foi: “Considerando potenciais candidatos que vou mostrar, o que você pode dizer sobre eles?”, permitindo medir não apenas intenção direta, mas também rejeição e desconhecimento.

Décio Lima tem maior rejeição e baixo potencial de voto em Santa Catarina

O ex-deputado federal Décio Lima (PT) enfrenta o cenário mais adverso. 68% afirmam que não votariam nele, enquanto 24% dizem que votariam ou poderiam votar. Além disso, 39% dos eleitores não o conhecem, fator que limita o crescimento eleitoral do petista.

João Rodrigues combina desconhecimento com potencial intermediário

O prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) surge em posição intermediária. 45% dizem não conhecê-lo, e 41% afirmam que votariam ou poderiam votar. Já 50% dizem que não votariam, indicando espaço para crescimento condicionado ao aumento do nível de conhecimento do eleitorado.

Jorginho Mello lidera em conhecimento e potencial de voto

O governador Jorginho Mello (PL) apresenta os melhores indicadores. 87% afirmam conhecê-lo, e 70% dizem que votariam ou poderiam votar. A rejeição é de 25%, reforçando a posição confortável do governador no início da corrida eleitoral.