Eduardo Bolsonaro diz que será candidato em 2026 se Jair Bolsonaro continuar inelegível

Deputado do PL-SP afirma que pretende disputar a Presidência caso o pai permaneça fora das eleições e reage a denúncia da PGR por coação em processo judicial
Por: Juan Bonifácio
em 24/09/2025 às 09:44 - Atualizado há 2 horas atrás.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta terça-feira (23/9) que pretende disputar a Presidência da República em 2026 caso o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), permaneça inelegível. O ex-mandatário foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e está impedido de concorrer até 2062.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

“Eu sou, na impossibilidade de Jair Bolsonaro, candidato a presidente da República; por isso que o sistema corre e se apressa para tentar me condenar em algum colegiado, que seja na Primeira Turma do STF, para tentar me deixar inelegível”, disse Eduardo em entrevista.

Na segunda-feira (22/9), a PGR (Procuradoria-Geral da República) apresentou denúncia contra Eduardo e o influenciador Paulo Figueiredo por coação em processo judicial, prevista no artigo 344 do Código Penal, que prevê pena de 1 a 4 anos de prisão e multa.

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, os denunciados atuaram para que os Estados Unidos sancionassem autoridades brasileiras e até o próprio país, com o objetivo de beneficiar Jair Bolsonaro. Se a denúncia for aceita, ambos passarão à condição de réus no STF.

Eduardo Bolsonaro também afirmou que uma eventual inelegibilidade sua poderia levar os EUA a não reconhecer o resultado das eleições brasileiras.

“Vamos combinar que seria um tanto quanto humilhante para o presidente Trump permitir que um brasileiro, por ter ido à Casa Branca, onde não se sabe sequer com quem ele encontrou ou o conteúdo das suas conversas, seja tido inelegível numa eleição do Brasil”, declarou.