Aliança por Floripa inicia transformação no Centro com zeladores contratados e apoio de empresas

Campanha une poder público, iniciativa privada e sociedade civil para revitalizar espaços urbanos e reinserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho
Por: Jéssica Schmidt
em 20/10/2025 às 14:24 - Atualizado há 16 horas.
Aliança por Floripa inicia transformação no Centro com zeladores contratados e apoio de empresas
Foto: Divulgação

A campanha Aliança por Floripa começou a transformar, na prática, o cenário urbano da Capital catarinense. Em sua primeira semana de atuação, a iniciativa promoveu ações de limpeza, despichação e revitalização no entorno do antigo prédio dos Correios, na Praça XV de Novembro — símbolo do propósito da campanha: devolver dignidade, promover cuidado e gerar oportunidades através do trabalho.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Os primeiros resultados já são visíveis no coração da cidade, onde os dois primeiros zeladores urbanos contratados pelo programa passaram a atuar na manutenção de espaços públicos, com suporte técnico e acompanhamento social. Um deles, Francisco Dias Chaves, viveu em situação de rua e hoje comemora o recomeço: “Estou muito feliz de estar aqui hoje, no meu primeiro dia de trabalho. Digo para todo o pessoal que venham fazer um curso e estejam com a gente aqui no dia a dia, trabalhando e mostrando que querem voltar para a sociedade, voltar para o emprego, para a família, para casa”, conta Francisco, emocionado.

Expansão das ações

Na próxima semana, novos zeladores estão sendo contratados e já iniciarão suas atividades, ampliando a equipe que atua na revitalização do Centro. As próximas frentes de trabalho incluem o replantio de mudas em diferentes pontos da região central, além de ações de limpeza e manutenção no Largo da Alfândega e na Praça Fernando Machado, que também deve receber atenção especial com a revitalização dos arcos e a restauração da estátua do herói catarinense.

A proposta é transformar espaços simbólicos da capital, promovendo ordem urbana, pertencimento e oportunidade — princípios centrais da Aliança por Floripa.

“O projeto Aliança por Floripa mostra que é possível transformar vidas por meio da empregabilidade. Mais do que oferecer um trabalho, estamos abrindo caminhos para que pessoas em situação de rua possam reconstruir suas histórias, se aproximando da família, buscando tratamento quando necessário e recuperando a autoestima e o sentimento de pertencimento. Mas para que essa transformação aconteça de forma duradoura, é fundamental mudar a mentalidade coletiva: é preciso trocar a lógica da esmola pela da oportunidade, substituindo o assistencialismo por ações que gerem autonomia e futuro”, destaca Eduardo Koerich, presidente da CDL Florianópolis.

“Quando a sociedade apoia iniciativas como a Aliança por Floripa, ela está investindo em dignidade, em cidadania e em uma cidade melhor para todos. Acreditamos que a verdadeira inclusão começa com oportunidades reais. E quando o poder público, as entidades e as empresas se unem com esse propósito, o resultado é visível — uma Florianópolis mais humana, organizada e próspera, que cuida das pessoas e cresce junto com elas”, ressalta Koerich.

“Esses primeiros dias do Aliança por Floripa mostram, na prática, o que sempre defendemos: quando o poder público e a iniciativa privada atuam juntos, o impacto é real e imediato na vida das pessoas. Essa parceria une quem quer ajudar com quem precisa de uma nova oportunidade, criando um ciclo de transformação social que incentiva e beneficia toda a cidade. A resposta de empregabilidade tem sido muito positiva, e já vemos os primeiros frutos da nossa iniciativa.”, ressalta Célio Bernardi, presidente da Acif (Associação Empresarial de Florianópolis).

18 empresas já aderiram à causa

A Aliança por Floripa é mantida por meio de um fundo privado e já conta com 18 empresas patrocinadoras e parceiras que acreditam na força da transformação coletiva: Ibagy, Schaefer, Koerich, Zita, Imperatriz, O Boticário, Marcelo Vieira, Beiramar Shopping, CDL Florianópolis, Acif, Instituto Guga Kuerten, WKoerich, Dimas, DVA, Orsegups, Costao, Lumis e Hurbana.

Essas empresas financiam a capacitação profissional, a inserção no mercado de trabalho e as ações de manutenção urbana, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda.

“A adesão dessas empresas mostra que o setor produtivo está engajado em construir soluções de impacto social duradouro. Cada parceiro que se une à Aliança por Floripa reforça a ideia de que a transformação acontece quando todos assumem a responsabilidade de cuidar da cidade e das pessoas que vivem nela. É um movimento de união, propósito e compromisso com o futuro de Florianópolis”, destaca Eduardo Koerich.

União pelo bem coletivo

Idealizada pela CDL Florianópolis, ACIF e Conseg, a Aliança por Floripa nasceu com o propósito de unir a sociedade civil e o poder público em torno da inclusão social e da cidadania. O encaminhamento das pessoas em situação de rua é feito pelo projeto Rumo Certo, e o trabalho é acompanhado por um comitê formado pelas entidades proponentes e por um conselho consultivo que inclui representantes da Prefeitura, do Ministério Público, Instituto Pe. Vilson Groh, Rumo Certo e Pastoral do Povo da Rua.

Sobre a Aliança por Floripa

A Aliança por Floripa é um movimento coletivo que une poder público, entidades empresariais e sociedade civil em torno da inclusão social e da dignidade. Idealizada pela CDL Florianópolis, ACIF e Conseg, a iniciativa tem como propósito reinserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho, oferecendo qualificação profissional, autonomia e novas oportunidades de vida. Financiada por um fundo privado, a campanha transforma a lógica da esmola em inclusão, empregando participantes como zeladores de espaços públicos e promovendo ações de manutenção urbana e cuidado com a cidade.

Mais do que uma ação social, a Aliança representa um novo modelo de cooperação que humaniza o olhar sobre a rua e reafirma que a transformação começa com oportunidades reais de trabalho e pertencimento. No site a sociedade pode conhecer melhor o movimento e acompanhar as ações desenvolvidas. E, quem quiser se engajar na Aliança por Floripa por meio de doações, a chave pix é  aliancaporfloripa@cdlflorianopolis.org.br.