
A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (1º) a Operação PODs X – FOUR, com o objetivo de combater o contrabando, a comercialização ilegal e a propaganda de cigarros eletrônicos em Santa Catarina. Os dispositivos, também conhecidos como vapes ou pods, têm a venda proibida no Brasil.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão em Chapecó, em locais que funcionavam como residência, depósito clandestino e ponto de venda. Uma mulher de 54 anos e um homem de 32 foram presos em flagrante por contrabando e descaminho.
Durante a ação, foram apreendidos dezenas de cigarros eletrônicos, bebidas estrangeiras sem comprovação de origem e celulares dos suspeitos, que podem conter provas da atividade criminosa.
As investigações começaram em setembro de 2024, a partir de informações que apontavam o uso de redes sociais para a divulgação e venda clandestina desses produtos ilegais.
A Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a importação, comercialização, distribuição, propaganda, armazenamento e transporte de dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil.