São José inicia obras de drenagem para prevenir alagamentos na Avenida das Torres

Segundo o secretário de Infraestrutura de São José, Nardi Arruda, a obra corrige um antigo problema da rede de drenagem da região. 
Por: Redação Jovem Pan News
em 12/01/2026 às 15:56 - Atualizado há 3 horas.
são josé drenagem avenida das torres
Foto: Divulgação.

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou nesta segunda-feira (12) as obras de revitalização do sistema de drenagem da Avenida das Torres, uma das principais do município. A intervenção contempla a drenagem superficial nos dois lados da via, com foco na prevenção de alagamentos em um trecho que historicamente sofre com inundações durante períodos de chuva intensa.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

A obra ocorre entre a Rua Santa Catarina e a Rua Manoel Eduardo Cardoso, em frente ao Bistek, e prevê a construção de uma calha no canteiro central, totalizando cerca de 120 metros de extensão. O sistema foi projetado para dar vazão À água pluvial, reduzindo os pontos de acúmulo.

Outro destaque da intervenção é a construção de um canteiro central em formato de “V”, com rebaixamento do nível do solo, formando um bolsão destinado ao escoamento das águas, com uma profundidade média de 2 metros. Após a conclusão da etapa estrutural, o local receberá plantio de grama, criando um dreno natural que contribui para a absorção da água e para a melhoria paisagística da avenida.

Segundo o secretário de Infraestrutura de São José, Nardi Arruda, a obra corrige um antigo problema da rede de drenagem da região. 

“Trata-se de um mecanismo de drenagem natural das águas pluviais, com capacidade para dar vazão a grandes volumes de chuva em curtos períodos. Com isso, os motoristas não precisarão mais desviar do trecho em dias de chuva, garantindo melhor fluidez no trânsito”.

Nardi ressaltou ainda que a escolha pelo método natural de drenagem reforça o compromisso da administração de São José com “soluções eficientes e sustentáveis”. 

“Estamos atuando de forma preventiva para minimizar os transtornos causados pelas chuvas, oferecer mais qualidade de vida aos moradores e facilitar o fluxo de veículos pela avenida”.

A previsão é de que a obra seja concluída em até 30 dias, consolidando um sistema de drenagem mais eficiente e preparado para evitar problemas futuros na região.