São José avança com obras de drenagem na Avenida das Torres 

Segundo o secretário de Infraestrutura de São José, Nardi Arruda, a obra corrige um problema histórico da rede de drenagem da região
Por: Redação
em 13/02/2026 às 11:44 - Atualizado há 5 horas.
são josé avenida das torres bistek
Foto: Prefeitura de São José/Divulgação.

A instalação de um novo sistema de drenagem na Avenida das Torres entrou na fase final de obras na quinta-feira (12). A estrutura é considerada uma demanda frequente dos moradores da região e será instalada entre o trecho entre a Rua Santa Catarina e a Rua Manoel Eduardo Cardoso, em frente ao Bistek.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

A próxima etapa contempla o plantio de grama e a execução das calhas de descida. Após essa fase, será realizada a pavimentação asfáltica do trecho que foi danificado durante a intervenção. Ainda restam algumas caixas de captação que serão ajustadas na próxima semana. A expectativa é de que, em até duas semanas, a obra esteja 100% concluída.

A intervenção prevê a drenagem superficial nos dois lados da via – considerada uma das principais de São José, com foco na prevenção de alagamentos em um trecho que historicamente sofre com inundações durante períodos de chuva intensa. Um dos principais destaques é a construção de uma calha no canteiro central, com cerca de 120 metros de extensão, projetada para garantir maior vazão da água pluvial, reduzindo pontos de acúmulo e melhorando a segurança e a mobilidade.

Outro diferencial é o novo canteiro central em formato de “V”, com rebaixamento do nível do solo e profundidade média de dois metros, formando um bolsão destinado ao escoamento das águas. Após a conclusão da etapa estrutural, o espaço receberá plantio de grama, criando um dreno natural que contribui para a absorção da água e também para a melhoria paisagística da avenida.

Segundo o secretário de Infraestrutura de São José, Nardi Arruda, a obra corrige um problema histórico da rede de drenagem da região. 

“Trata-se de um mecanismo de drenagem natural das águas pluviais, com capacidade para dar vazão a grandes volumes de chuva em curtos períodos. Com isso, os motoristas não precisarão mais desviar do trecho em dias de chuva, garantindo melhor fluidez no trânsito. Estamos atuando de forma preventiva para minimizar os transtornos causados pelas chuvas, oferecer mais qualidade de vida aos moradores e facilitar o fluxo de veículos pela avenida”, disse.

A obra integra o conjunto de ações de infraestrutura voltadas à prevenção de alagamentos e à melhoria da mobilidade urbana em São José.