
As equipes da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de São José iniciaram, nesta terça-feira (20), os trabalhos de desassoreamento do Rio Três Henriques, no trecho que compreende os bairros Serraria e Areias. A ação faz parte do Plano Permanente de Desassoreamento de rios, valas, galerias e canais do município e tem como objetivo melhorar o escoamento da água, reduzir os riscos de alagamentos e prevenir enchentes, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Os serviços incluem a remoção de sedimentos, areia, lixo e outros materiais acumulados no leito do rio, que comprometem o fluxo natural da água. Ao todo, serão limpos aproximadamente dois quilômetros, desde o trecho próximo à BR-101, no bairro Serraria, até a Rua Fagundes Varela, em Areias. A previsão é de retirada de cerca de 300 metros cúbicos de lodo e areia, que serão devidamente descartados.
Paralelamente ao desassoreamento, outra equipe atua na roçagem e capina da vegetação nas margens do valo de escoamento do rio, contribuindo para a manutenção e ampliação da vazão. Para a execução dos trabalhos, estão sendo utilizadas duas máquinas Bobcat e uma escavadeira hidráulica.
De acordo com a secretário de Infraestrutura de São José, Nardi Arruda, o objetivo principal da retirada do material do leito do rio é melhorar a drenagem e a vazão das águas, por meio da limpeza dos cursos naturais e da remoção de resíduos, sedimentos e vegetação que, ao se acumularem, provocam alagamentos.
“Manter regular o fluxo dos rios é uma das formas mais eficazes de prevenirmos alagamentos. Essa ação atende pedidos da população e contribui para a segurança da cidade, especialmente em dias de chuvas intensas. Além da atuação do poder público, é fundamental a colaboração dos moradores, sobretudo no descarte correto de resíduos”, ressaltou Nardi.
A limpeza do Rio Três Henriques integra um plano de manutenção que contempla diversas regiões de São José. Para a execução da força-tarefa, foi realizado previamente um cadastramento de toda a bacia hidrográfica do município, além de um levantamento detalhado de cada área, considerando extensão, largura e dimensão das intervenções.

