
A Prefeitura de Florianópolis realizou, na sexta-feira (12), uma operação integrada na Ilha do Campeche com o objetivo de reforçar a fiscalização ambiental e evitar a superlotação do local durante a temporada de verão. A ação foi conduzida pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e contou com a participação da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Com a presença das forças policiais, a operação deu apoio direto à fiscalização da Floram, especialmente em relação ao transporte e ao desembarque irregular de passageiros na Ilha, que hoje é oficialmente uma Unidade de Conservação sob gestão do município.
Durante a ação, foi lavrado um Termo Circunstanciado (TC) por desobediência ao responsável por uma embarcação da Barra da Lagoa que estava na Ilha do Campeche, que também foi autuada e apreendida pela Floram em decorrência do descumprimento de embargos.
A iniciativa marca o início da operação Ilha Legal, que seguirá ativa ao longo da temporada 2025/2026, com presença constante das forças públicas para coibir todo e qualquer crime ambiental.
“Neste verão, o foco da Prefeitura será uma fiscalização firme e integrada para garantir a proteção da Ilha do Campeche. Nosso compromisso é conciliar o acesso responsável com a preservação ambiental, evitar irregularidades e assegurar que esse patrimônio natural seja respeitado”, destaca Alexandre Waltrick, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

