
Três postos de combustíveis, localizados nos bairros Campeche (Sul da Ilha), Canasvieiras (Norte da Ilha) e no município de Biguaçu, foram multados pelo Procon-SC por prática de aumento abusivo de preços. A irregularidade foi identificada após análise técnica realizada pelo órgão de defesa do consumidor em outubro de 2024.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Segundo o Procon-SC, os estabelecimentos não conseguiram apresentar justificativas adequadas para os aumentos nos preços praticados, como exige o Código de Defesa do Consumidor. Embora o órgão não confirme os valores aplicados, as multas por esse tipo de infração podem chegar a R$ 30 mil.
De acordo com a diretora do Procon-SC, delegada Michele Alves, a investigação teve início após o recebimento de inúmeras denúncias.
Ao todo, nove postos foram alvos de processos administrativos. A diretora reforça ainda a importância da participação da população no combate a práticas abusivas.
“Cabe ao consumidor, tendo qualquer suspeita, acionar o Procon para averiguar. Se achar que determinado posto aumentou o preço sem justa causa, ele pode e deve denunciar”, orienta.