Tarifa de ônibus intermunicipal na Grande Florianópolis terá reajuste de 9,09% a partir de novembro

Empresas alegam alta de custos operacionais e reajuste salarial para justificar aumento autorizado pela Aresc
Por: Jéssica Schmidt
em 06/10/2025 às 16:36 - Atualizado há 3 horas.
Tarifa de ônibus intermunicipal na Grande Florianópolis terá reajuste de 9,09% a partir de novembro
Foto: Reprodução

A Aresc (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina) aprovou, na última sexta-feira (3), um reajuste de 9,09% nas tarifas do transporte público intermunicipal urbano da região metropolitana de Florianópolis. O aumento passa a valer no dia 2 de novembro, 30 dias após a publicação da Resolução Aresc nº 290/2024.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O reajuste atinge as tarifas das empresas Biguaçu, Jotur, Imperatriz, Estrela e Santa Terezinha, responsáveis pelas linhas que conectam os municípios da Grande Florianópolis.

Motivo do reajuste: aumento de custos operacionais

Em nota, a Metrópolis, entidade que representa as cinco viações intermunicipais, justificou que o aumento é necessário para reequilibrar financeiramente o sistema. Segundo a nota, as empresas absorveram o reajuste salarial dos trabalhadores, em vigor desde maio, e enfrentam altos custos com insumos essenciais, como óleo diesel, pneus, peças e demais fatores impactados pela inflação.

“O reajuste segue os critérios estabelecidos na planilha da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e está previsto em acordo provisório firmado entre as empresas e os municípios da região metropolitana”, informou a Metrópolis.

Revisão tarifária após acordo com o MPSC

A decisão da Aresc ocorre no contexto de um Termo de Acordo firmado entre a SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade) e o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), após uma ação civil pública. Pelo acordo, a Aresc ficou responsável por calcular e aprovar as revisões tarifárias com base em critérios técnicos e dados oficiais de operação e bilhetagem.

As novas tarifas terão valores diferenciados para pagamento em dinheiro e cartão, mas os detalhes específicos ainda não foram divulgados pelas empresas.