Procon de São José intensifica fiscalização e apreende bebidas irregulares diante de alerta nacional sobre metanol

Ação contou com apoio da Guarda Municipal e apreendeu bebidas adulteradas, cigarros eletrônicos e máquinas caça-níqueis
Por: Jéssica Schmidt
em 03/10/2025 às 18:10 - Atualizado há 2 horas.
Procon de São José intensifica fiscalização e apreende bebidas irregulares diante de alerta nacional sobre metanol
Foto: Procon de São José/Divulgação

O Procon de São José realizou, entre a noite de quinta-feira (2) e a madrugada desta sexta-feira (3), a segunda fase da Operação “Primeiro Gole”, voltada ao combate da comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas e sem procedência no município. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e fiscalizou 11 estabelecimentos comerciais e casas noturnas da cidade.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Durante a operação, foram apreendidas 201 bebidas irregulares, 112 cigarros eletrônicos, duas máquinas caça-níqueis e R$ 91,00 em espécie, encontrados dentro das máquinas. Todo o material foi encaminhado à Polícia Civil de Santa Catarina. Os locais vistoriados foram autuados e responderão a processo administrativo, podendo ser penalizados com multas e outras sanções legais.

Histórico e reforço na fiscalização

A primeira fase da operação ocorreu em 7 de agosto, quando cerca de 30 estabelecimentos foram fiscalizados — e 95% apresentaram algum tipo de irregularidade relacionada à comercialização de bebidas, como contrabando, adulteração e falsificação.

Segundo o diretor-geral do Procon, Tetê Souza, a intensificação da operação se dá em resposta aos recentes casos de intoxicação por metanol registrados em São Paulo, que ganharam repercussão nacional.

“Já havíamos suspeitado da circulação de bebidas adulteradas e nos antecipamos com a primeira operação. Agora, reforçamos as fiscalizações. Nosso objetivo é proteger o consumidor e garantir que produtos sem origem clara não cheguem às mesas da população”, afirmou.

Orientações ao consumidor

O Procon de São José alerta para os cuidados na hora da compra de bebidas alcoólicas. Entre os sinais de possível falsificação estão:

  • Preços muito abaixo do mercado
  • Ausência de nota fiscal
  • Rótulos mal impressos ou com erros de português
  • Falta do selo de IPI em bebidas importadas

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp do robô Sofia: (48) 99679-1944, disponível 24 horas, ou presencialmente na sede do Procon, localizada na Avenida Acioni Souza Filho (Beira-Mar de São José), de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h20.