
Um novo vazamento de esgoto foi registrado na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, na quarta-feira (29), nas proximidades da Estação Elevatória de Esgoto Saulo Ramos.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Vídeos gravados pela AmoLagoa (Associação de Moradores da Lagoa da Conceição) mostram o esgoto escorrendo diretamente para o corpo d’água, um dos principais cartões-postais da cidade.
O episódio reacende a polêmica em torno das manchas que apareceram na Lagoa de Baixo há cerca de duas semanas, quando o IMA e a UFSC apresentaram explicações divergentes sobre a origem da poluição.
Kleber Domingo de Pinho, presidente da AmoLagoa, em entrevista à Jovem Pan News Florianópolis, afirmou que os extravasamentos são recorrentes e que os moradores cobram transparência e ação efetiva do poder público e da companhia.
De acordo com a Casan, o extravasamento ocorreu devido a um “volume excepcional de água da chuva”, que teria sobrecarregado a rede de esgoto da região, e afirma que o sistema está operando normalmente e que o problema foi causado por ligações irregulares de calhas e drenagem pluvial à rede coletora de esgoto.
A companhia informou que já iniciou um “pente-fino técnico” na região, com vistorias e ações conjuntas com a Prefeitura para eliminar as irregularidades.
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Floram, notificou formalmente a Casan e exigiu um cronograma de medidas para evitar novas ocorrências. A Casan deve prestar mais detalhes sobre o vazamento às 10h, no programa Ligado na Cidade, por meio do assessor da presidência da companhia, Vinicius Ragghiant.

