Com suas trilhas de tirar o fôlego, natureza exuberante e ondas que atraem surfistas do mundo inteiro, a Guarda do Embaú volta a ser uma das grandes estrelas da temporada de verão em Palhoça. Reconhecida como reserva mundial de surf e um dos cenários mais instagramáveis do Litoral catarinense, a praia se prepara para receber a Taça Brasil de Surf, entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro — evento que deve movimentar o turismo, a economia local e reforçar a visibilidade do destino em nível nacional.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Em entrevista ao programa Jogo do Poder, da Jovem Pan News Florianópolis, o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, destacou a importância da Guarda como uma vitrine natural da cidade, mas fez questão de ressaltar que todas as praias do município têm seu charme e atraem públicos diversos.
“Temos a Guarda do Embaú, que é uma referência nacional e internacional. Mas também temos outras, como a Pinheira, a Praia do Sonho e a Ponta do Papagaio, cada uma com sua particularidade, seu estilo, para pessoas que buscam suas experiências”, afirmou o prefeito.
Segundo Freccia, o litoral palhocense oferece opções que agradam desde famílias com crianças até quem busca agito e vida noturna.
“São praias que agradam desde a criança ao adulto, aquele que quer tranquilidade ou mais badalação. Nós temos tudo lá”, completou.
Verão e orgulho: “Ou ficam ou retornam”
Além da diversidade natural e cultural, o prefeito destacou que o verão é uma oportunidade de mostrar tudo o que Palhoça tem de bom — seja para quem vem passear ou decidir viver aqui.
“É um momento de mostrar tudo que Palhoça tem de bom. Seja para viver ou conhecer. E o mais bonito é que, muitas vezes, quem vem acaba ficando. Ou retorna depois. Isso é motivo de muito orgulho pra gente”, afirmou Eduardo Freccia durante a entrevista.
Com infraestrutura em expansão, investimentos em mobilidade, segurança e turismo sustentável, Palhoça se posiciona cada vez mais como um dos principais destinos turísticos da Grande Florianópolis — e o verão de 2025/2026 promete reforçar ainda mais essa vocação.