
Com a sanção da nova lei que regulamenta o estacionamento rotativo em Florianópolis, publicada no Diário Oficial na segunda-feira (30), a prefeitura se prepara para retomar oficialmente a Zona Azul na Capital catarinense.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O edital para contratação definitiva do sistema deve ser lançado ainda na primeira quinzena de outubro, segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne.
O novo modelo está em fase de definição e deverá incluir ajustes como o número de vagas e o formato operacional. A expectativa é que o sistema abranja todas as regiões da cidade, incluindo áreas turísticas e balneários que já manifestaram interesse em contar com o serviço.
“Estamos avaliando com o máximo cuidado pra ter um serviço efetivo e que atenda a demanda das diversas regiões que vem nos solicitando”, afirma Hahne.
Entre os bairros que solicitaram a inclusão na Zona Azul estão Jurerê Internacional, Ingleses e trechos de Santo Antônio de Lisboa. A gestão do prefeito Topázio Neto (PSD) estuda inclusive iniciar a implantação durante a temporada de verão, aproveitando o aumento do fluxo de veículos.
A Capital está sem estacionamento rotativo desde o início de 2024, quando o serviço foi suspenso por decisão judicial. Desde então, a prefeitura buscava uma alternativa legal e operacional para retomar o sistema, que é considerado importante para a mobilidade urbana e a rotatividade de vagas em áreas de grande circulação.