
O sistema de transporte público de Florianópolis começa a operar, a partir desta segunda-feira (6), com uma nova forma de acesso aos terminais: o pagamento de passagem avulsa via PIX diretamente nas catracas. A tecnologia, instalada em validadores que também aceitam cartões, permite que o usuário escaneie um QR Code, realize o pagamento instantaneamente e tenha a catraca liberada em poucos segundos.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A função é uma alternativa para quem ainda usa dinheiro físico ou, porventura, está sem o cartão de embarque em mãos no momento, com custo integral da passagem, de R$6,90 reais.
Inicialmente, a função está disponível em duas das oito catracas de bloqueio instaladas na plataforma B do Ticen. A modalidade está em período de teste, podendo sofrer adequações caso sejam necessárias, passando depois a operar de forma definitiva. Nos próximos meses, o serviço deve ser ampliado aos demais terminais do transporte público de Florianópolis.
A medida faz parte de um esforço do município para que o dinheiro físico seja cada vez menos utilizado, uma vez que existem outras opções mais práticas, agéis e cômodas disponíveis.
“Em situações de necessidade, nem sempre temos dinheiro físico na mão, mas todo mundo usa celular no dia a dia. Hoje temos diferentes formas facilitadas para garantir o acesso, seja através dos cartões, nas variadas versões; através da recarga do item através do aplicativo Floripa no Ponto; o ticket rápido. Com a catraca aceitando o PIX, sistema utilizado para quase tudo no mercado, oferecemos ainda mais comodidade ao usuário”, explica o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.
Como funciona
- O usuário deve buscar a catraca apta para o pagamento da passagem avulsa via PIX, devidamente sinalizada.
- Um QRCode para pagamento estará disponível no local. A leitura é padrão, como de qualquer outra chave PIX. Uma vez dentro do app do banco, basta confirmar a transação.
- Assim que o pagamento via PIX é reconhecido, o equipamento é liberado, indicando um sinal verde na tela, como já acontece hoje ao fazer a leitura dos cartões do Passe Rápido nestes equipamentos.
- Uma vez liberada, o usuário deve girar a catraca imediatamente. Pronto, acesso concluído.
- Nos casos excepcionais em que o pagamento for realizado e o usuário não completar o acesso logo na sequência, o painel ficará vermelho e será necessário buscar um cobrador ou motorista na área de apoio ao acesso do terminal. Com a apresentação do recibo do pagamento, o funcionário poderá liberar o giro com um cartão de uso interno. Assim garante-se que seja o pagador o único a usufruir do pagamento efetuado.