
João Rodrigues renunciará à Prefeitura de Chapecó em abril de 2026 para disputar o Governo de Santa Catarina. A confirmação é do presidente estadual do PSD, Eron Giordani, durante o Ligado na Cidade desta terça-feira (2). Em entrevista ao jornalista Emanuel Soares, Giordani deu data para o anúncio: quarta-feira (3), durante a última convenção estadual do partido em 2025.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
“O plano do PSD é único: João Rodrigues será nosso candidato ao Governo do Estado. Essa construção está sendo feita há mais de um ano”, disse.
O anúncio será feito às 19h desta quarta-feira durante o último encontro estadual do partido neste ano, no CTG Os Praianos, em São José. Rodrigues abdicará da cadeira de prefeito de Chapecó em abril deste ano para que tenha liberdade de articular o projeto eleitoral do próximo pleito.
“Pelo fato do João ser prefeito de Chapecó e precisar dessa segurança para poder rodar o Estado, às vezes se ausentando das atribuições como o prefeito, para formar as alianças que julgar pertinentes e montar a nominata, ele renunciará ao cargo com aval da direção nacional do PSD”.
Deputados de Santa Catarina de chegada ao PSD
Ainda durante a entrevista, Eron confirmou a predisposição de outros nomes da política catarinense se juntarem à legenda para disputa de vaga na Câmara dos Deputados – e aumentar a representatividade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Entre eles, estão o deputado federal Luiz Fernando Vampiro, atualmente no MDB; o deputado estadual Nilso Berlanda, atualmente no PL, e o deputado estadual Carlos Humberto, atualmente no PL e cujo trabalho em Balneário Camboriú ajudou a eleger a prefeita Juliana Pavan (PSD).
Desacerto em São José
Outro ponto destacado pelo presidente foi o apoio do prefeito josefense, Orvino Coelho de Ávila (PSD), à nominata pessedista tanto para a Câmara dos Deputados quanto para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
No primeiro caso, o nome escolhido é o do deputado Julio Garcia (PSD), que quer “abrir caminho” para as novas lideranças. Já o nome do partido para a Alesc ainda há de ser definido.
A declaração sinaliza desacerto entre as recentes declarações de Orvino, que, em outubro deste ano, manifestou apoio à candidatura do vice-prefeito Michel Schlemper (MDB).
Na ocasião, o prefeito afirmou que Michel seria o carro-chefe para a representatividade do município na Assembleia.
“Michel é parceiro de gestão e conhece de perto a realidade da nossa cidade. São José precisa de voz no Parlamento e ele reúne as condições para exercer esse papel com responsabilidade”, afirmou à época.
A unidade partidária, no entanto, deve mudar a toada.
“Orvino está mergulhado na campanha de João Rodrigues. A federal, o compromisso é com o deputado Julio. Orvino vai apoiar um candidato do PSD a estadual. Só falta saber quem”, categorizou Giordani.

