Crescimento com identidade: o desafio permanente da Grande Florianópolis

Região ultrapassa 1,3 milhão de habitantes e fortalece debate sobre desenvolvimento urbano sustentável; Sinduscon destaca importância do planejamento
Por: Jéssica Schmidt
em 20/11/2025 às 12:19
Crescimento com identidade: o desafio permanente da Grande Florianópolis
Foto: Divulgação

Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ajudam a mostrar a profunda transformação registrada na Grande Florianópolis nas últimas décadas. A Capital tinha 196 mil moradores em 1980. Em 2000 já eram 341 mil – número que passou dos 587 mil esse ano.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsAp

Na região metropolitana, somos mais de 1,3 milhão de habitantes. Impossível imaginar outra localidade no País que cresça nesse ritmo e consiga, ao mesmo tempo, preservar aspectos fundamentais para a qualidade de vida.

A Grande Florianópolis atrai migrantes de todo o País porque oferece segurança, proximidade com a natureza, desenvolvimento urbano, serviços de qualidade, infraestrutura, oportunidades de crescimento profissional, tranquilidade e um povo maravilho. Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de valorizar nossos atributos. Mas eles estão aí, conquistando mais e mais pessoas.

É fácil supor, portanto, que as estatísticas do futuro mostrarão mais crescimento populacional. Esse é um fenômeno inevitável – e que não deve nos assustar. Em vez disso, precisamos nos preparar para um crescimento ordenado, sustentável, que preserve o que temos de melhor e gere ainda mais oportunidades para todos.

Essa visão não é novidade no Sinduscon da Grande Florianópolis. Ela guia a entidade desde sua criação, em 1980. Na época, quando os florianopolitanos eram menos de 200 mil, os pioneiros da entidade perceberam que era necessário fortalecer o setor da construção civil e, principalmente, trabalhar por uma cidade ordenada, capaz de garantir a infraestrutura necessária para o crescimento sem comprometer nossos diferenciais.

Desde então, a entidade atua fortemente nas discussões sobre o presente e o futuro da região. Encampa bandeiras como a organização da ocupação do solo, com a necessária preservação da natureza, a prioridade do saneamento básico e a necessidade de projetos que melhorem a mobilidade urbana.

Ao mesmo tempo, ao olhar da “porta para dentro” das empresas, estimula iniciativas que diminuam a geração de resíduos, questão ambiental importante, investe na valorização e proteção dos trabalhadores e debate questões fundamentais do urbanismo, como a discussão do futuro das cidades e a importância de projetos que beneficiem vizinhanças e melhorem o território onde são implantados.

Nas primeiras quatro décadas e meia de história, a proposta que norteia o Sinduscon Grande Florianópolis – a construção de cidades melhores para todos – deu resultados muito positivos. Ainda temos desafios enormes a enfrentar e questões não resolvidas. Mas unidos e dispostos ao diálogo, faremos muito mais pelo futuro da região.

Por Carlos Berenhauser Leite
Presidente do Sinduscon Grande Florianópolis