
Apesar das chuvas torrenciais que caíram na Grande Florianópolis durante a terça-feira (9), o ápice dos danos ao sistema elétrico aconteceu nesta quarta-feira (19) em toda Santa Catarina. Segundo a Celesc, mais de 160 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem energia elétrica – número que diminui conforme as equipes trabalham para restaurar a normalidade.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O pico foi às 15h, com 161,5 mil residências sem energia. As regiões mais afetadas variaram ao longo do dia, com destaque para o Planalto Norte e a Subregião de Itajaí.
Confira os dados leventados pela Celesc:
ARITA (Itajaí): 38,6 mil UCs afetadas
ARFLO (Florianópolis): 32,2 mil UCs afetadas
ARJOI (Joinville): 24,1 mil UCs afetadas
Também registraram impactos expressivos (às 13h46):
Blumenau: 23.885 UCs
Mafra: 22.076 UCs
Rio do Sul: 8.338 UCs
Lages: 6.899 UCs
Videira: 5.982 UCs
A causa predominante das ocorrências está relacionada à ação dos ventos, que lançaram objetos estranhos sobre a rede elétrica, como galhos de árvores, lonas de construção, estruturas soltas e vegetação, além da queda de árvores inteiras em alguns pontos. Esses elementos provocaram curto-circuitos, rompimentos de cabos e desligamentos preventivos para garantir a segurança.
Para atender às ocorrências, a Celesc atua com 281 equipes em campo neste momento, tendo registrado pico de 293 equipes ao longo do dia.

