
JEC e Figueira estendem a rivalidade do Catarinense para mais uma decisão, agora na Copa SC. Foto: Patrick Floriani/FFC
O Figueirense visitará o Joinville neste domingo (16), às 16h, na Arena Joinville, pelo jogo de ida da final da Copa Santa Catarina. Quem conquistar o título também ficará com uma vaga na Copa do Brasil de 2026, além de disputar a Recopa Catarinense contra o Avaí. Até esta sexta-feira a parcial de ingressos vendidos ultrapassava 8 mil, sem contar com sócios ou acompanhantes da equipe da casa.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A transmissão da Jovem Pan News nesta partida começará às 14h, com narração de Pepeo Cardoso, comentários de Carlos Alberto Ferreira e Márcio Martins, reportagens de JP Bianchi e plantão de Matheus Deichmann.
Os dois jogos da decisão contarão com o VAR (Árbitro Auxiliar de Vídeo), que ficará numa central da FCF (Federação Catarinense de Futebol) em Florianópolis. Neste domingo, essa função estará a cargo de Braulio da Silva Machado, enquanto Luiz Augusto Tisne comandará o apito no gramado.
O Joinville busca superar o Brusque e se isolar como maior campeão do torneio, com seis títulos. Já o Figueira quer se aproximar dos líderes e conquistar a taça pela quarta vez. Será a sétima final estadual entre a dupla, a primeira na Copa SC, e o saldo atual é de três títulos para cada lado. A conquista mais recente do JEC foi em 2020, e a do Figueirense no ano seguinte.
Desfalques no Alvinegro e reencontros
O Furacão, que já vem com elenco enxuto por saídas e lesões, ainda não terá o lateral-direito Iury, expulso no contra o Marcílio Dias, na derrota por 2×1 que garantiu o Figueira na final com 4×2 no placar agregado. O treinador Waguinho Dias confirmou à imprensa nesta sexta-feira que escalará o jovem Léo Maia como reposição, e que essa será a única mudança na equipe titular. “A semana foi proveitosa, com treinos intensos. Todos os atletas entenderam o que é uma final”, ressaltou durante entrevista coletiva.
Provável Figueirense: Igo Gabriel; Léo Maia, Douglas Bacelar, Ligger e Mascarenhas; Rafinha Potiguar, Flávio e Raynan; Felipe Augusto, Marlyson e Renan.
Waguinho enfrentará Leandro Sena, que foi seu auxiliar no América-RN, em 2020. O confronto também terá os reencontros de Ligger e Marlyson, hoje no Figueirense e com passagem pelo Joinville, e Guti e Mário Henrique, com a trajetória inversa.
O jogo de volta está marcado para o outro domingo (23), também às 16h, quando saberemos o novo campeão da Copa Santa Catarina. Acompanhe as novidades do Alvinegro e a cobertura da decisão da Copa SC com a Jovem Pan News Florianópolis.

