
Foto: Léo Piva/Mix Mídia
O Campeonato Catarinense 2026 terá uma fórmula totalmente diferente dos anos anteriores, com cinco datas de jogos a menos e um rebaixado a mais. Os 12 clubes serão divididos em 2 grupos de 6, mas só enfrentarão adversários que não estão na sua própria chave. Depois disso, formam-se as quartas de final, com os quatro melhores de cada grupo, enquanto os dois piores de cada chave deverão jogar um quadrangular em que apenas o líder escapará do rebaixamento.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Isso acontece devido à decisão de diminuir novamente o número de participantes do estadual para 10 clubes em 2027. Todos os duelos de mata-mata terão partidas de ida e volta, e os finalistas garantem vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Também há uma vaga na competição nacional reservada ao vencedor da Copa Acesc, um torneio que reunirá as equipes eliminadas na semifinal e as que forem derrotadas nas quartas de final.
A reportagem da Jovem Pan News esteve presente no Conselho Técnico que definiu as mudanças, na sede da FCF (Federação Catarinense de Futebol), em Balneário Camboriú.
Confira os grupos (equipes do A enfrentam as do B):
Grupo A: Avaí, Brusque, Camboriú, Concórdia, Joinville e Marcílio Dias.
Grupo B: Barra, Carlos Renaux, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Santa Catarina.
A disputa começa em 7 de janeiro, e a final está marcada para 8 de março. A tabela detalhada da primeira fase será divulgada pela FCF nas próximas semanas. Acompanhe a cobertura do futebol catarinense na Jovem Pan News Florianópolis.