
Ex-Figueirense e natural de Jaraguá do Sul, Filipe Luís levou o Flamengo a grandes conquistas em 2024 e 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Filipe Luís, do Flamengo, se tornou o primeiro treinador catarinense campeão brasileiro e da Libertadores, ao vencer os dois torneios em 2025. No passado, o ex-lateral-esquerdo já havia atingido a marca de ser o primeiro comandante nascido em SC a levantar a taça da Copa do Brasil, em final contra o Atlético Mineiro. Agora, superou o Palmeiras em dois torneios diferentes para conquistar mais dois grandes títulos pela equipe carioca.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Natural de Jaraguá do Sul, Filipe começou como jogador na base do Figueirense e passou por clubes como Atlético de Madrid-ESP e Chelsea-ING até chegar ao Rubro-Negro, onde se aposentou, em 2023. Após breves passagens pelas equipe sub-17 e sub-20 do Flamengo, assumiu a equipe principal em outubro de 2024. Desde então, também conquistou a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca.
O próximo desafio é contra o Cruz Azul, do México, pelo Torneio Intercontinental, nesta quarta-feira (10), às 14h. A disputa, realizada no Catar, tem também o Pyramids, do Egito, e o Paris Saint-Germain, garantido na final e que aguarda adversário. Um brasileiro não conquista nenhum título de caráter intercontinental ou mundial desde 2012, quando o Corinthians venceu o Chelsea, por 1×0, no Japão.
Nesta temporada, outro treinador catarinense obteve sucesso: Gilmar Dal Pozzo, que já havia sido vice-campeão estadual em março, garantiu o acesso da Chapecoense ao Brasileiro Série A, recolocando nosso estado na primeira divisão nacional. Acompanhe as novidades do esporte catarinense com a Jovem Pan News Florianópolis.

