Figueirense vai decidir com o Joinville a Copa Santa Catarina em duelo histórico por vaga na Copa do Brasil

Por: Carlos Alberto Ferreira
em 10/11/2025 às 00:28 - Atualizado há 15 minutos.
Raynan (10) comemora o gol com a torcida no Gigantão das Avenidas Foto: Patrick Floriani/FFC

O Figueirense está na final da Copa Santa Catarina e decidirá o título contra o Joinville, tradicional adversário de finais do Campeonato Catarinense. Foram seis decisões na história. Mesmo com derrota por 2 a 1 para o Marcílio Dias, neste domingo (9), no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, o alvinegro garantiu a classificação graças à vantagem construída no jogo de ida, quando venceu por 3 a 0 no Orlando Scarpelli. O placar agregado de 4 a 2 colocou o time na decisão e manteve vivo o sonho de conquistar mais um título em Santa Catarina.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O gol do Figueirense foi marcado ainda no primeiro tempo por Raynan, dando tranquilidade ao time comandado por Waguinho Dias. O lateral direito alvinegro Iury foi expulso no final do primeiro tempo, depois de tomar o segundo cartão amarelo. O panorama da partida mudou. Na etapa final, o Marcílio reagiu com dois gols de Zé Eduardo e chegou a pressionar em busca de uma virada mais ampla, mas a vantagem construída em Florianópolis foi suficiente para segurar a vaga e confirmar a força do Furação.

O adversário na final será o Joinville, que também teve uma classificação suada. Após perder para o Blumenau por 1 a 0 no Complexo do Sesi, o JEC levou a melhor nas cobranças de pênalti, vencendo por 4 a 3. O grande destaque foi o goleiro Bruno Pianissolla, que defendeu três penalidades e garantiu a vaga tricolor na decisão.

A final será disputada em dois jogos. O primeiro confronto acontece no próximo domingo, na Arena Joinville, e a partida de volta está marcada para o domingo seguinte, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O campeão da Copa Santa Catarina assegura vaga na Copa do Brasil de 2026, um prêmio de grande importância esportiva e financeira para o vencedor.

Mesmo eliminado na semifinal, o Blumenau encerra sua participação em alta: com o terceiro lugar, garantiu a vaga na Copa do Brasil por ter feito mais pontos que o Marcílio Dias na fase de mata-mata, consolidando uma campanha histórica na competição estadual. O Marcílio Dias já tem vaga assegurada na Série D 2026 por figurar entre os 32 clubes do ranking da divisão.