
Santa Catarina pode ter dois catarinenses juntos no Brasileiro Série A pela primeira vez em sete anos. Foto: Tiago Meneghini/ACF
Chapecoense e Criciúma chegam à última rodada do Brasileiro Série B com boas chances de acesso à primeira divisão de 2026. O Verdão d’Oeste precisa vencer e torcer por pelo menos um tropeço de Athletico Paranaense, Criciúma ou Goiás, enquanto o Tigre só depende de si, desde que vença. Todos os jogos decisivos acontecem no domingo (23), às 16h30.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Confira as partidas de cada um dos envolvidos na disputa: Athletico Paranaense x América-MG, em Curitiba, Chapecoense x Atlético Goianiense, em Chapecó, Cuiabá x Criciúma, em Cuiabá, e Remo x Goiás, em Belém. O Avaí, outra equipe de SC na divisão, visita o Botafogo-SP, mas já não tem chances de acesso ou rebaixamento.
A parte positiva é que pelo menos um acesso de equipe catarinense está garantido, já que Remo, sexto colocado, e Goiás, quarto, se enfrentam e não poderão ocupar juntos duas vagas no grupo de acesso. Para que Chape e Tigre subam juntos, os dois precisam conquistar os três pontos e que Goiás ou Athletico Paranaense não vençam. Nesse caso, um empate também serviria para o Criciúma.
Chapecoense de Gilmar Dal Pozzo vê o sonho do retorno à Série A muito próximo
Desde 2019, com Avaí e Chapecoense, dois clubes do nosso estado não participam juntos de uma edição da Série A. Após 18 anos ininterruptos, a primeira divisão de 2020 não teve representante catarinense, em cenário que se repetiu em 2023 e 2025.
Ansiedade pelo retorno

Chape quer voltar em 2026 a enfrentar os principais clubes do Brasil. Foto: Paulo Sérgio/Agência F8
O Verdão, que só terá chances de promoção caso derrote o Atlético Goianiense, pode retornar à elite após quatro anos ausente. Em 2021, a equipe foi a última colocada da primeira divisão e teve a pior campanha da história do Brasileiro de pontos corridos, com apenas 15 pontos e uma vitória. Agora, busca poder mudar essa imagem na próxima temporada.
Já o Tigre quer fazer o “bate-volta”, ficando apenas um ano na Série B após ser rebaixado na elite em 2024, quando ficou a maior parte da competição fora da zona de descenso, mas decaiu na reta final. O ano que vem pode ser a oportunidade de tirar esse gosto amargo.
Os dois catarinenses também querem a vaga na quinta fase da Copa do Brasil de 2026, que virá em caso de acesso. Acompanhe as novidades do futebol de Santa Catarina e a reta final da temporada do futebol brasileiro com a Jovem Pan News Florianópolis.

