CBF revoluciona o calendário do futebol brasileiro para 2026

Por: redacao
em 01/10/2025 às 15:06 - Atualizado há 2 horas.

Foto: Divulgação/CBF

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou, nesta quarta-feira (1), o novo calendário do futebol brasileiro para 2026. Haverá aumento no número de participantes das Séries C e D, antecipação do começo da Série A e criação de novos torneios regionais, incluindo uma Copa Sul-Sudeste com participação de equipes catarinenses. Santa Catarina também ganhou pelo menos mais uma vaga na próxima Copa do Brasil, que terá 126 clubes.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Confira todas as novidades:

  • Brasileirão Série A:
    Começa em 28 de janeiro e vai até dezembro, acontecendo em paralelo com os estaduais nas primeiras rodadas. Continua com 20 clubes em pontos corridos e dando 12 vagas para competições internacionais.
  • Brasileirão Série B:
    Poucas mudanças. A competição continuará com quatro acessos e quatro rebaixamentos, mas começará um pouco mais cedo que o normal, em 21 de março.
  • Copa do Brasil:
    Haverá aumento de 96 para 126 participantes. As quatro primeiras fases serão em jogo único, bem como a final. Santa Catarina ganha mais uma vaga via estadual (agora são três) e pode sonhar com mais duas além do campeão da Copa SC: caso o Criciúma suba para a Série A do Brasileiro e se o Barra conquistar a Série D, a qual decide no sábado, contra o Santa Cruz.
  • Série C:
    Em 2026, o formato será o mesmo, com turno único de 20 clubes em pontos corridos. Porém só duas equipes serão rebaixadas, permitindo o aumento gradual até chegar a 28 participantes em 2028.
  • Série D:
    A última divisão nacional passará de 64 para 96 clubes. Antes com três vagas, SC passa a ter mais uma, que será do Marcílio Dias, por chegar à segunda fase desta temporada. A última vaga vem da Copa SC. Serão seis acessos por ano a partir de 2026.
  • Copa Sul-Sudeste:
    12 times participam, sendo dois deles de Santa Catarina (ainda não foi explicado quais são os classificados por estado). Equipes que estão na Libertadores ou na Sul-Americana não participam.
  • Outras competições regionais:
    A Copa do Nordeste seguirá existindo, e a Copa Verde será desmembrada em duas: Copa Centro-Oeste e Copa Norte. Essas competições fornecerão vagas diretas à quinta fase da Copa do Brasil do ano seguinte.

Em breve devemos ter mais detalhes sobre os classificados de cada estado para as competições. Acompanhe as novidades do futebol brasileiro com a equipe Jovem Pan News Florianópolis.