CBF demite Ramon Menezes após eliminação precoce no Mundial Sub-20

Treinador estava no comando da seleção de base desde 2022
Por: redacao
em 06/10/2025 às 18:34 - Atualizado há 3 horas.

Foto: Joilson Marconne/CBF

O treinador Ramon Menezes, da seleção brasileira sub-20, foi demitido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) após eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo da categoria neste sábado (4), no Chile. O resultado decisivo foi a derrota por 1×0 para a Espanha, que deixou o Brasil em último do grupo, com apenas um ponto em três jogos e atrás também de Marrocos e México.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Ex-Joinville, Vitória e Vasco da Gama, Ramon estava no cargo desde 2022 e também ocupou as posições de técnico interino da equipe principal, antes de Fernando Diniz assumir em 2023, e da seleção olímpica, que não se classificou para a disputa do futebol sub-23 em Paris 2024. No Mundial Sub-20 de 2023, já com Ramon, o Brasil foi eliminado nas quartas de final por Israel, ao perder por 3×2.

A seleção foi campeã do Sul-Americano sub-20 em janeiro deste ano, o que garantiu a vaga na Copa do Mundo, mas também ficou marcada por derrota por 6×0 para a Argentina durante a competição. Uma das dificuldades do treinador foi a não liberação dos principais jogadores com idade para disputar a Copa do Mundo, como Endrick, do Real Madrid, e Estêvão, do Chelsea, ambos ex-Palmeiras. A Espanha, por exemplo, também não teve Cubarsí e Lamine Yamal, do Barcelona.

Após a partida contra os espanhóis, o treinador concedeu sua última entrevista antes de ser demitido no dia seguinte. “Pouco tempo para se trabalhar, para treinar, se não nem esses atletas teriam sido liberados. Nos apresentamos dia 22 para jogar dia 28. Corremos o risco”, ponderou.

Confira a nota completa da CBF

“A Confederação Brasileira de Futebol comunica que Ramon Menezes não é mais o técnico da Seleção Brasileira masculina Sub-20. A decisão foi tomada após avaliação sobre o ciclo de trabalho desenvolvido até aqui.

A CBF agradece a dedicação e o profissionalismo demonstrados por Ramon ao longo de sua trajetória à frente desta e de outras equipes que ele comandou no período na entidade, inclusive a Seleção masculina principal.

Desejamos sucesso a Ramon em seus próximos desafios profissionais e reforçamos o reconhecimento pelo empenho e pela entrega demonstrados em todas as competições disputadas”

A Copa do Mundo Sub-20 segue a todo vapor para o mata-mata. Da América do Sul, continuam no torneio Argentina, Chile (país-sede), Colômbia e Paraguai. A final está marcada para o dia 19, um domingo, em Santiago.