
Waguinho Dias disputará o Catarinense com o Figueirense pela primeira vez. Foto: Patrick Floriani/FFC
Falta um mês para o início do Campeonato Catarinense 2026, e os 12 clubes participantes já definiram seus treinadores para a competição. O estadual terá formato em “tiro curto”, após mudanças no calendário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), por isso as equipes terão apenas seis jogos na primeira fase para saberem se seguem na briga pelo título ou se correm sério risco de rebaixamento, já que serão três quedas nesta temporada.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Confira os treinadores envolvidos no Catarinense 2026:
- Avaí: Cauan de Almeida
Aos 36 anos, Cauan terá apenas a sua terceira experiência como treinador de uma equipe principal. Nome de destaque nas categorias de base, onde chegou a passar pela Seleção Brasileira Sub-17, também foi auxiliar-técnico de clubes como Corinthians e Internacional. No profissional, disputou o Brasileiro Série B em 2024 pelo América-MG, que acabou no oitavo lugar, e caiu na segunda fase da Série D deste ano com a Portuguesa.
- Barra: Eduardo Souza
É a segunda passagem do profissional pelo Pescador, onde foi campeão da Série D nesta temporada. Ex-Atlético Goianiense, Hercílio Luz e Marcílio Dias, Eduardo tem 44 anos e segue no cargo visando à disputa da terceira divisão nacional em 2026, na qual o Barra será estreante.
- Brusque: Higo Magalhães
O treinador de 43 anos teve duas boas passagens pelo Vila Nova, além de uma estadia breve no Camboriú em 2023. Recentemente, viveu momentos difíceis pelo CSA, onde foi demitido e recontratado pelo clube em menos de um mês, e o resultado foi negativo: rebaixamento à Série D do Brasileiro.
- Camboriú: Laécio Aquino
Campeão da Série C do Catarinense pelo Santa Catarina, chegou ao Camboriú vindo do Rio Verde-GO em setembro para a disputa da Copa SC, onde foi eliminado na fase de grupos. Tem 44 anos.
- Carlos Renaux: Diego Corrêa
Após assumir no meio da segunda divisão estadual e conquistar o acesso com o Renaux, o comandante de 40 anos renovou contrato para 2026. Antes, trabalhou nas categorias de base de Marcílio Dias e Brusque.
- Chapecoense: Gilmar Dal Pozzo
A quarta passagem de Dal Pozzo pelo Verdão é até o momento histórica para as duas partes. Vice do Catarinense para o Avaí em março, a Chapecoense conquistou o acesso para o Brasileirão Série A em novembro, novamente sob o comando do técnico de 56 anos.
- Concórdia: Henrique Barcellos
Aos 38 anos, Henrique soma experiências apenas como auxiliar-técnico e treinador de equipes sub-20. Estava no Louletano, de Portugal.
- Criciúma: Eduardo Baptista
Filho do também treinador Nelsinho Baptista, Eduardo tem honrado o nome da família na profissão. Em 2025, assumiu o Tigre em maio e, após arrancada, quase conquistou o acesso à primeira divisão. Tem 53 anos e passou por clubes como Palmeiras, Fluminense e Novorizontino.
- Figueirense: Waguinho Dias
Rodado no futebol catarinense, chegou ao Furacão em outubro e foi campeão da Copa SC após apenas sete jogos. Também conquistou títulos por Tubarão, Brusque e Marcílio Dias. Tem 62 anos.
- Joinville: Leandro Sena
O treinador de 49 anos fez bom trabalho em 2022 e 2023 pelo América-RN. Estava no Central antes de chegar ao JEC para a disputa da Copa SC, na qual foi vice-campeão contra o Figueirense.
- Marcílio Dias: Rogélio Silva
Então auxiliar-técnico do clube, foi efetivado após a saída de Waguinho Dias, durante a Copa SC. Terá sua primeira experiência como uma equipe profissional aos 43 anos.
- Santa Catarina: Betinho Nascimento
Será a primeira oportunidade de Betinho no futebol catarinense, após passar por cinco clubes em 2025. Tem 59 anos.
A primeira rodada do estadual acontece nos dias 7 e 8 de janeiro, confira os jogos: Chapecoense x Brusque, Santa Catarina, Avaí x Barra, Joinville x Figueirense, Carlos Renaux x Concórdia e Marcílio Dias x Criciúma. Acompanhe a cobertura do futebol de Santa Catarina com a Jovem Pan News Florianópolis.

