
A Polícia Militar de Santa Catarina contará com identificação facial para garantir a segurança dos foliões durante o Berbigão do Boca 2026. A informação é do coronel Diogo Cidral, da primeira região da PM de Santa Catarina, que concedeu entrevista ao Ligado na Cidade desta sexta-feira (6) orientando a população sobre medidas que garantirão uma boa festa aos presentes.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Ao jornalista Emanuel Soares, o coronel afirmou que a PMSC acompanha de perto a organização do Berbigão do Boca – e do Carnaval florianopolitano em si, desde outubro do último ano. Segundo eles, o reconhecimento de terreno é feito a fim de responder rapidamente a quaisquer urgências que surjam no andamento da festa.
“Primeira coisa é o planejamento. Temos que conhecer bem o terreno e a estrutura montada. Nossa participação é ativa nesse processo. Nossa preparação é de meses, desenvolvendo diretamente a segurança de local. Passamos pelo controle de acesso, não para estragar a festa de ninguém, para restringir ninguém, mas para garantir que aqueles que venham, são pessoas bem intencionadas que aproveitem a festa ao máximo”, afirma.
Além do efetivo reforçado de agentes de outras guarnições, a Polícia Militar ativou sistemas de monitoramento com reconhecimento facial para impedir a entreda e circulação de criminosos dentro do Berbigão do Boca, além de outros indivíduos com problemas com a lei.
“Para essa festa vamos ter reconhecimento facial e na segurança continuada em diversos pontos que já existiam e também novos pontos, sobretudo nos acessos e circulação de pessoas. Para agora já temos vários pontos instalados e nossa central de monitoramento já está funcionando. Qualquer pessoa que esteja em desacordo com a lei vai ser automaticamente identificada, vamos retirar essa pessoa do local e tomaremos as medidas cabíveis”, finaliza Cidral.
Orientações para aproveitar em segurança o Berbigão do Boca
- Preferências para poucos pertences, sempre na parte da frente do corpo
- Usar roupas com zíper para guardar esses pertences.
- Ativar registros de GPS para celulares
- Desativar a aproximação dos cartões de débito e crédito
- Cartões com limite baixo

