
A WEG S.A. anunciou a construção de uma nova fábrica dedicada à produção de sistemas de armazenamento de energia em baterias (Bess) em Itajaí. A unidade será a mais moderna do país nesse segmento e marca um avanço estratégico da companhia em soluções voltadas à transição energética e à descarbonização.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Para viabilizar o projeto, a empresa contará com financiamento de R$ 280 milhões por meio do programa BNDES Mais Inovação, aprovado em chamada pública realizada em parceria com a Finep, voltada à transformação de minerais estratégicos para a transição energética. As obras devem começar em breve, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2027.
A nova planta em Itajaí deve gerar cerca de 90 empregos diretos e ampliar a capacidade produtiva da WEG em sistemas Bess para até 2 GWh por ano, o equivalente a aproximadamente 400 sistemas de 5 MWh. A unidade contará com alto nível de automação, incluindo linhas automáticas e semiautomáticas de montagem, além do uso de robôs móveis autônomos para a movimentação interna.


