
O Programa Gás do Povo foi ampliado para novas capitais. O benefício passa a valer para Florianópolis nesta segunda-feira (26), e prevê a recarga gratuita de botijão de gás para moradores de baixa renda da capital.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O Programa é do Governo Federal e, segundo a pasta, visa combater a pobreza energética — ou seja, a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar.
Nesta segunda fase do Gás do Povo, 950 mil novas famílias de 17 capitais, incluindo Florianópolis, passam a receber o vale para recarga gratuita do botijão de gás de cozinha de 13 kg.
Segundo o MDS (Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas.
A quantidade de recargas anuais varia de quatro a seis botijões, a depender do tamanho da família. Detalhes do benefício podem ser consultados no site do MDS — acesse aqui.
Quem tem direito
Para receber o benefício, a família precisa:
- Ser beneficiária do Bolsa Família;
- Ter ao menos duas pessoas no núcleo familiar;
- Ter renda per capita de até meio salário-mínimo;
- Estar com o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses;
- Ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do Responsável Familiar regular, sem pendências.
Auxílio Gás
O novo programa substitui o antigo “Auxílio Gás dos Brasileiros”, que previa a recarga para apenas 4,4 milhões de famílias. A iniciativa Gás do Povo deve triplicar a quantidade de beneficiados.

