
O número de turistas argentinos no litoral catarinense diminuiu de 22% para 19% durante as três primeiras semanas de 2026 em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta a pesquisa da Fecomercio SC – que também mostra que, apesar da queda, o índice permanece o dobro do registrado em 2024.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
À época, argentinos representavam apenas 10% do total de visitantes nas duas primeiras semanas do ano.
A Fecomercio SC detalha que a queda neste ano é mais acentuada em Florianópolis, onde o número de “hermanos” caiu de 39% para 24%.
Segundo os especialistas da Federação, o principal motivo para o recuo é que o Índice de Confiança do Consumidor Argentino registrou retração de 1,04% em dezembro. Também é lembrado o aumento do endividamento das famílias no país, que passou a representar 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB).
Ainda, com a dolarização da economia argentina e a valorização de 11% do real ante ao dólar, o Brasil deixou de ser atrativo para o bolso do consumidor portenho.
“Na temporada passada, o Brasil estava muito barato para eles. Havia uma diferença enorme entre os preços praticados aqui e na Argentina. Neste ano, esse gap está bem menor, o que ajuda a explicar essa redução na presença deles nas nossas praias”, afirmou o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, em nota oficial.

