“Idade não é impedimento para nada”: mulher começa a empreender depois dos 60 anos

Eva abriu sua loja dos sonhos em Florianópolis neste início de ano, após mais de 10 anos planejando
Por: Redação Jovem Pan News
em 22/01/2026 às 11:50 - Atualizado há 1 hora.
Formada pela UFSC, Eva decidiu empreender aos Foto: Juliano Zanotelli

A “manezinha” Eva Fátima de Souza realizou seu desejo de empreender neste mês, aos 61 anos. Seu primeiro negócio é uma papelaria, com itens de artesanato e presentes, localizada no Mercadão de Coqueiros, em Florianópolis. “Foi a realização de um sonho”, em suas palavras.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

A loja era um sonho antigo de Eva, que iniciou há mais de 10 anos. Agora, ela teve o apoio de seu filho, Lucas, e de sua nora, Fabrícia, para conseguir abrir sua papelaria – chamada ‘Mimo’. Segundo ela, o nome é uma referência aos itens da loja e ao próprio atendimento oferecido: “É tudo mimoso, é tudo bonitinho”.

Formada em Ciências Contábeis pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Eva trabalhou na área pela maior parte de sua vida, até que resolveu focar no artesanato, que é sua verdadeira paixão. Aos poucos, ela pretende empreender trazendo itens de fabricação própria para a loja.

Para a empreendedora, seu desejo de abrir a Mimo veio de seu tempo trabalhando em lojas, e sua paixão pelo convívio com pessoas. Na papelaria, ela consegue usar seus conhecimentos de contabilidade, trabalhar e fazer novas conexões, conhecendo as mais diferentes pessoas.

“Tem crianças que chegam aqui e correm, me abraçam, querem ficar aqui, como também tem idosos que chegam aqui e ficam conversando comigo, ou os próprios pais das crianças, então é esse contato direto com todo mundo que eu gosto”, contou a manezinha.

Conviver com os clientes, criar laços de amizade e atender sempre com carinho é o seu diferencial. Eva relata, alegre: “às vezes as pessoas não vêm nem comprar, mas ficam aqui conversando com a gente um pouquinho”.

Empreender aos 61 anos

Apesar de ter passado dos 60 anos, Eva conta que não enfrentou nenhuma dificuldade por isso – pelo contrário, a deixou com mais experiência de loja e de atendimento com afeto.

“Não considere a idade como um peso ou empecilho para fazer alguma coisa que queira, independente de ser abrir um negócio, ou até de ser viver de forma diferente. Idade não é impedimento para nada”, recomendou a mais nova empreendedora.

Mimo Papelaria & Presentes

Para quem quiser conhecer a loja, ou mesmo ter uma conversa com um ‘mimo’, ela está aberta de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 9h às 14h. A papelaria de Eva fica no Mercadão de Coqueiros, na parte continental de Florianópolis.

O espaço oferece itens como cadernos, planners, canetas, adesivos, mochilas, lancheiras e estojos, além de pelúcias, chaveiros, brinquedos lúdicos, massinhas e outros presentes de pequeno porte.

* Por Ana Horst
Edição de Bruno Gallas