
O Carnaval 2026 já começou na capital catarinense, e a Prefeitura de Florianópolis divulgou uma seleção de itens proibidos durante a folia. Segundo a organização, o objetivo é manter a organização e a segurança nos espaços.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Itens como guarda-chuva, guarda-sol, bancos, capacete, bastão de selfie, desodorantes e perfumes serão barrados. Itens tradicionalmente proibidos se mantém, como armas de fogo ou armas brancas, drogas ilícitas e fogos de artifício.
Um dos principais pontos de atenção é as bebidas, comumente ingeridas nesta época do ano. Está vedada a entrada de qualquer (fora água), além de garrafas, latas ou recipientes de vidro. Coolers, isopor, bolsas térmicas ou similares também estão proibidos.
A circulação de skates, patinetes e bicicletas não é liberada em nenhuma das arenas.
Animais de estimação são outra restrição. Segundo a Prefeitura Municipal, a medida é para garantir a segurança do próprio pet e evitar que ele enfrente condições inadequadas, como multidões e calor extremo.

O que pode
Não é só de restrições que o Carnaval funciona. Mochilas e bolsas serão permitidas nas arenas, bem como óculos de sol, boné ou chapéu, protetor solar, repelente em creme, barra de cereais, capa de chuva, maquiagem, remédios com receita médica, carregador portátil, canga de praia, balas, pirulitos e chicletes.
Água será permitido, porém apenas em garrafas de plástico transparente de até 600 ml.
Carnaval em Florianópolis
Ao todo, serão nove arenas distribuídas por diferentes regiões da cidade, todas com acesso gratuito. Mais de 60 blocos estão recebendo apoio municipal, que visa promover um Carnaval descentralizado.
Confira a programação completa. Os serviços disponíveis na cidade durante o feriado, além dos comércios que abrem ou fecham estão neste link. Verifique também as alterações no trânsito aqui.
Por Ana Horst


