
Cauan de Almeida substitui Vinícius Bergantin na área técnica do Avaí em 2026. Foto: Mourão Panda/América-MG
Cauan de Almeida é o novo treinador do Avaí. Aos 36 anos, o profissional comandou a Portuguesa em 2025, ficando em 12º lugar no Paulista e fazendo boa campanha na primeira fase do Brasileiro Série D, mas sendo eliminado pelo Mixto-MT no mata-mata. No ano anterior, teve sua primeira experiência como técnico profissional, ao ser semifinalista do estadual e demitido durante a Série B pelo América-MG.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Nas categorias de base, se destacou pelo próprio América, além de passagens por Vasco da Gama, Internacional, Corinthians e Seleção Brasileira sub-17. Segundo nota oficial do clube, Cauan se disse feliz com a oportunidade e se sentindo preparado e alinhado com o que o Avaí pensa de futebol para 2026.
Confira a nota completa:
“O Avaí Futebol Clube acertou a contratação do técnico Cauan de Almeida, que assume o comando da equipe nos próximos dias para iniciar a preparação para a temporada 2026. Aos 36 anos, o treinador tem um histórico importante na base do América-MG, fez parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-17 que posteriormente conquistou o título mundial em 2019, e vem de dois trabalhos sólidos nas últimas duas temporadas à frente do América-MG, em 2024, e Portuguesa, em 2025. Além disso, acumulou experiência como auxiliar técnico no Corinthians, Internacional, Vasco da Gama e no próprio América-MG.
A contratação reforça o objetivo do Avaí de apostar em mudanças estratégicas no departamento de futebol, com a montagem de um elenco competitivo e adequado à situação financeira do clube. Cauan de Almeida já participa das discussões do elenco, que vêm sendo realizadas por um grupo que reúne profissionais dos departamentos de mercado, análise de desempenho e coordenação técnica do Avaí, com a participação do presidente Bernardo Pessi.
“Estou muito feliz com essa oportunidade e convicto de que podemos fazer um trabalho vitorioso no Avaí, criando uma identidade e uma mentalidade de jogo competitiva que represente a história do clube. Estou preparado e alinhado com o que o Avaí pensa para o futebol em 2026. Vamos trabalhar incansavelmente para fazer a Nação Avaiana se sentir representada dentro de campo”, afirma o treinador.
Bernardo Pessi diz que Cauan é um técnico jovem e que vem de trabalhos bastante longos nos clubes anteriores, o que mostra sua disposição para projetos de estruturação de equipes. “Pretendemos ter um time competitivo e ao mesmo tempo dar espaço para o crescimento destes atletas que estão despontando em nosso grupo”, projeta Bernardo Pessi.
Pertencente à nova safra de treinadores em ascensão no futebol brasileiro, Cauan costuma criar vínculos com as equipes em que trabalha. No América-MG, foi semifinalista e eleito Melhor Treinador do Campeonato Mineiro de 2024, além de comandar a equipe na Série B e se despedir com apenas seis derrotas em 34 jogos. Em 2025, o novo técnico avaiano tornou-se o primeiro técnico da SAF da Portuguesa. No Paulistão, somou 13 pontos e não teve sustos para manter a equipe na Série A1, além de ter sido o líder isolado do Grupo F da Série D, encerrando a competição com aproveitamento de 69%.
Uma das características do treinador é o desenvolvimento de atletas. Neste ano, por exemplo, a Lusa conseguiu fazer a maior transferência de sua história com atletas não revelados no Canindé com a ida do atacante Renan Peixoto para o Athletico-PR após boa temporada sob o comando do novo técnico do Avaí.”
A estreia do Leão em 2026 será contra o Barra, no estádio da Ressacada, no dia 7 de janeiro. Acompanhe as novidades do Avaí e a cobertura do futebol catarinense com a Jovem Pan News Florianópolis.

