
Florianópolis será palco, pela segunda vez, do Conasamba 2025 (Congresso Nacional das Escolas de Samba), considerado o maior evento de debate e reflexão sobre o carnaval brasileiro. A 7ª edição acontece entre os dias 26 e 28 de setembro, nos auditórios da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), na Trindade.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Promovido pela Fenasamba (Federação Nacional das Escolas de Samba), em parceria com a LIESF (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis), o congresso tem como lema “O nosso futuro vem de longe”. A programação é gratuita e aberta ao público, com inscrição para palestras pelo site even3.com.br/conasamba-586738.

Serão três dias de atividades, com 12 mesas de debate, lançamento de livros, sessões de autógrafos e a participação de 85 palestrantes renomados no carnaval brasileiro. Entre os nomes confirmados estão o ator e mestre de cerimônias Ailton Graça, a 1ª Porta-Bandeira da Beija-Flor e embaixadora da Fenasamba Selminha Sorriso, os Jornalistas Vandrei Bion, Aydano André Motta e Anderson Baltar além do carnavalesco e comentarista de carnaval Milton Cunha. Os painéis abordam temas como valorização das Velhas Guardas, gestão e sustentabilidade, carnaval e educação, marketing e captação de recursos, além do papel das escolas mirins.
O congresso conta com apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), UFSC, Governo do Estado, MinC (Ministério da Cultura) e Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, além do patrocínio do Sebrae. O objetivo é desenvolver o carnaval brasileiro, fortalecendo desfiles e a gestão das ligas.
Carnaval em Florianópolis

O carnaval de 2025 na Capital reuniu 1,5 milhão de pessoas, com 12 arenas distribuídas em diferentes bairros, que somaram 650 mil foliões. O Desfile das Escolas de Samba e o Desfile das Campeãs atraíram cerca de 70 mil pessoas, enquanto mais de 100 blocos tomaram as ruas com apoio de equipes de segurança e limpeza fornecidas pela Prefeitura e parceiros.
Atualmente, dez escolas integram a LIESF e representam diferentes regiões e tradições da cidade: Dascuia, Acadêmicos do Sul da Ilha, Embaixada Copa Lord, União da Ilha da Magia, Consulado, Os Protegidos da Princesa, Unidos da Coloninha, Jardim das Palmeiras, Nação Guarani e Império Vermelho e Branco.