Supermercado é interditado por irregularidades ambientais no Norte da Ilha

Fiscalização da Blitz Sanear encontrou vazamentos de esgoto, fossas cheias e ausência de sistema adequado de tratamento no Top da Ilha Supermercados, no Rio Vermelho
Por: Redação Jovem Pan News
em 18/09/2025 às 09:15
Foto: Maps/Reprodução

A Blitz Sanear da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis interditou o supermercado Top da Ilha, localizado na SC-406, no bairro Rio Vermelho, após identificar diversas irregularidades no sistema de esgoto e tratamento de efluentes.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Durante a vistoria, os fiscais constataram a ausência de caixa de gordura em pias, caixas subdimensionadas, inadequações no sistema de tratamento local, além de vazamento de esgoto no depósito, fossas cheias e falta de comprovação sobre o destino final do efluente.

Diante da gravidade das irregularidades, o estabelecimento foi autuado e interditado como medida cautelar. No auto de infração, foi exigida a apresentação do projeto hidrossanitário e do habite-se da edificação. O supermercado terá 30 dias para se regularizar.

Segundo Leandro da Silva, coordenador da Blitz Sanear, as fiscalizações ocorrem diariamente em diferentes pontos da cidade. “Esse trabalho de fiscalização é essencial para garantir que os estabelecimentos cumpram as normas ambientais e de saúde pública”, afirmou.

A Prefeitura de Florianópolis reforçou que a operação terá caráter permanente e seguirá “vigilante” em relação a possíveis irregularidades.

O espaço segue aberto para manifestação do estabelecimento.