
O MI6 (Serviço de Inteligência Secreta do Reino Unido) anunciou o lançamento de um portal próprio na dark web, com o objetivo de facilitar o recrutamento de novos espiões e ampliar a segurança nacional. A iniciativa, batizada de Silent Courier, foi divulgada nesta quinta-feira (18) pelo MRE britânico (Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido) e deve ter mais detalhes anunciados nesta sexta-feira (19).
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Segundo o governo britânico, a plataforma permitirá que qualquer pessoa forneça informações confidenciais sobre terrorismo ou atividades de inteligência hostis de forma segura e anônima. O acesso será restrito a softwares específicos, como o Tor, e usuários são orientados a utilizar VPNs confiáveis e dispositivos sem vínculo direto a suas identidades.
As instruções para uso do sistema estão disponíveis no canal oficial do MI6 no YouTube.
A secretária de Relações Exteriores, Yvette Cooper, destacou que a medida faz parte do “Plano de Mudança” do primeiro-ministro Keir Starmer.

“À medida que o mundo muda e as ameaças se multiplicam, precisamos garantir que o Reino Unido esteja sempre um passo à frente de nossos adversários”, afirmou.
A iniciativa segue exemplo da CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA), que em 2023 utilizou redes sociais para atrair possíveis informantes na Rússia. O anúncio também remete a episódios de risco: entre 2010 e 2012, a CIA sofreu uma grave infiltração de sua rede na dark web pelo Ministério da Segurança do Estado da China, que resultou na prisão e morte de agentes americanos.