
O litoral de Santa Catarina está em alerta vermelho para acumulado de chuvas de até 100 mm, além de alagamentos pontuais. É o que indica o alerta emitido pela Defesa Civil de SC e pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta sexta-feira (20). A chuva e os vendavais começam já na noite de sexta até a madrugada de sábado (21). A instabilidade é causada por um ciclone entre o continente e o oceano, somado a uma frente fria e a instabilidades em diferentes níveis da atmosfera.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O Inmet publicou nesta sexta-feira um alerta vermelho de “grande perigo” para acumulados de chuva na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte, Sul e Serra. O aviso do Inmet é válido até 9h de sábado (20) e também abrange parte do Paraná.
De acordo com Defesa Civil de SC, a sexta-feira já iniciou com instabilidade em áreas do Meio-Oeste e Litoral Sul. No decorrer do dia, essas tempestades avançam para as demais áreas do Estado. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, esses temporais são acompanhados de chuva intensa e fortes rajadas de vento.
Nessas regiões, o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica, conforme a Defesa Civil. Nas demais áreas, os temporais serão mais isolados, por isso o risco é moderado.
Com o deslocamento do sistema de baixa pressão entre o litoral de SC, já no início do sábado (21), entre a madrugada e a manhã, as instabilidades continuam, porém com chuva persistente, principalmente no Litoral Norte e regiões próximas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, segundo o órgão estadual.
Confira o mapa do Inmet sobre o tempo em SC



