Polícia conclui que não houve culpa na morte de jovem após tomografia com contraste em Rio do Sul

Por: Jéssica Schmidt
em 16/10/2025 às 14:18
Polícia conclui que não houve culpa na morte de jovem após tomografia com contraste em Rio do Sul
Foto: Facebook/Reprodução

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o caso de Leticia Paul, de 22 anos, a jovem que morreu durante uma tomografia com contraste. Ela fazia o exame em Rio do Sul, no Alto Vale, quando sofreu um choque anafilático. Ela faleceu menos de 24 horas após o procedimento e a história chocou a região.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

No entanto, no entendimento das autoridades, não houve culpados. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (15) pelo delegado responsável pelo caso, Matheus Tietjen Slomsky. Ee informou que foram ouvidos familiares, amigos e funcionários do hospital, além de análises de imagens das câmeras de segurança e documentos sobre o medicamento utilizado. Também foi feita uma perícia indireta com base no prontuário médico.

“A medicação usada estava regular e os procedimentos adotados pelos profissionais seguiram os protocolos da literatura médica. Não foram encontradas evidências de negligência”, explicou.

Leticia era formada em Direito e morava em Lontras, cidade vizinha a Rio do Sul. Descrita pela família como alegre e cheia de vida, era apaixonada por beach tennis e fã da dupla sertaneja Henrique e Juliano.

O contraste usado no exame é uma substância comum em procedimentos de imagem, como tomografias, ressonâncias e radiografias, sempre com indicação médica. Embora seguros na maioria dos casos, esses produtos podem, raramente, provocar reações alérgicas graves — como o choque anafilático, uma resposta rápida e intensa do sistema imunológico a determinadas substâncias.

A alergista e imunologista Jane da Silva explica que o choque anafilático é uma condição rara, mas potencialmente fatal, que pode ocorrer minutos após o contato com um agente alergênico, como alimentos, medicamentos ou substâncias químicas utilizadas em exames.