
O Gaeco do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) deflagrou nessa sexta-feira (20) uma operação para investigar manipulações em processos licitatórios em Santa Catarina. A ‘Operação Grinch’ faz referência a locações de decoração de Natal e Páscoa.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em diferentes cidades de Santa Catarina e do Paraná, incluindo Tijucas, Porto Belo, Balneário Camboriú, Indaial, Ituporanga, Vidal Ramos e Cascavel/PR. Até o momento, nenhum agente público é suspeito de participação, sendo acusadas apenas empresas privadas.
Referente ao período de 2020 a 2024, a operação analisa possíveis fraudes ao caráter competitivo de licitações destinadas à aquisição e locação de artigos de decoração utilizados por municípios catarinenses, especialmente nos municípios de Vidal Ramos e Ituporanga.
A suspeita é de manipulação da competitividade em contratações públicas, envolvendo a atuação de empresas de um núcleo econômico comum. Os orçamentos estariam sendo apresentados por empresas sem o conhecimento técnico necessário para atuar com as decorações.


