
O novo serviço de mamografia da rede municipal de Florianópolis completou um mês de funcionamento nesta quinta-feira (19) com mais de 1.100 exames disponibilizados, numa redução de 34% na fila de espera por mamografias de rastreamento.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Instalado na Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis, o primeiro mamógrafo próprio do município ampliou a oferta mensal e deve acelerar ainda mais o atendimento nos próximos meses. Para março, 1.600 mulheres já estão com exames agendados e a meta é atender no primeiro semestre as cerca de 3.100 pacientes que ainda aguardam pela mamografia.
O equipamento é voltado principalmente aos exames de rotina indicados para mulheres entre 40 e 74 anos – público prioritário para o rastreamento do câncer de mama. Já os exames diagnósticos, solicitados em casos de investigação de nódulos ou outras alterações, continuam sendo realizados pelas clínicas contratualizadas pelo município, que seguem sem fila de espera.
Com tecnologia digital, o novo mamógrafo oferece imagens de alta resolução e maior precisão na análise clínica. Os exames ficam armazenados em servidor próprio da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, garantindo acesso seguro às imagens e facilitando o acompanhamento da paciente ao longo do tempo, com possibilidade de comparação entre exames anteriores.
De acordo com a coordenação da Policlínica da Mulher e da Criança, a tendência é de queda contínua na fila, mesmo com a entrada diária de novos pedidos. “Estamos ofertando mais de mil vagas por mês. Só em março, a previsão é reduzir a atual fila pela metade, mesmo com uma média de cerca de 60 novas solicitações diárias. A expectativa é zerar a espera até junho”, destaca a coordenadora Caroline Neth.
Em Florianópolis, o câncer de mama figura entre as principais causas de morte entre mulheres e 63% dos óbitos ocorrem antes dos 70 anos. Diante desse cenário, ampliar o acesso ao rastreamento é uma estratégia fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento.
Para realizar o exame, a paciente deve procurar o Centro de Saúde de referência. Após avaliação pela equipe de Saúde da Família, o encaminhamento é feito para a Policlínica da Mulher e da Criança, onde o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua Esteves Júnior, 89, no Centro da Capital.


