Carreira em finanças atrai jovens e ganha força no mercado em Santa Catarina

Com setor em expansão e plano de carreira acelerado, corretora catarinense busca novos talentos para formação de assessores de investimentos em quatro cidades do Estado
Por: Jéssica Schmidt
em 01/11/2025 às 09:00
Carreira em finanças atrai jovens e ganha força no mercado em Santa Catarina
Foto: Divulgação

A carreira de finanças configura como a principal escolha entre estudantes e universitários recém-formados, conforme aponta a Pesquisa de Perspectivas de Graduados 2025 do CFA Institute.  

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Considerada uma profissão promissora, as empresas do mercado financeiro estão buscando jovens talentos em universidades, intensificando a presença em eventos de recrutamento em diferentes áreas e investindo em treinamentos dedicados para formar profissionais. 

O plano de carreira acelerado está entre os principais atrativos do setor. Dados da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) mostram que o mercado de assessores de investimentos segue em expansão, com um aumento de 6,1% entre setembro de 2024 e setembro de 2025, somando mais de 28 mil profissionais no país.  

EQI Investimentos, corretora de Santa Catarina, conta atualmente com mais de 1,2 mil colaboradores e está com vagas abertas para quem busca iniciar a jornada para se tornar assessor de investimentos na modalidade presencial, divididas entre os quatro escritórios catarinenses: a sede em Itajaí, Chapecó, Joinville e Florianópolis. A empresa cresce em ritmo acelerado, acumulando R$ 47 bilhões sob custódia, e busca novos talentos para acompanhar esse crescimento.  

“Intensificamos nossa atuação em feiras de emprego, eventos de recrutamento on-line/presencial e outras iniciativas junto às principais universidades de Santa Catarina para atrair acadêmicos de administração, economia, contabilidade, engenharias, e outras áreas afins”, explica o head de people da EQI, Felipe Matricardi.   

Para desenvolver esses jovens na área de assessoria, a empresa investe em uma trilha de treinamentos aliada à prática aplicada no dia a dia. O novo colaborador já inicia como assessor, passando por um onboarding para ensino dos processos, ferramentas e técnicas comerciais. Em seguida, inicia uma imersão em técnicas e práticas de prospecção de clientes com treinamento, acompanhamento e feedbacks constantes. Então segue para uma jornada contínua de aprendizado sobre relacionamento com cliente. 

Em paralelo, tem ainda a plataforma de treinamentos, com uma trilha destinada a cada cargo com conteúdos técnicos e de produtos. Dentre as principais habilidades valorizadas nos candidatos e colaboradores da EQI, se destacam: comunicação, habilidades comerciais, disciplina e capacidade de aprendizado.

“Os grandes diferenciais são todo o suporte oferecido para alavancar a carreira na assessoria de investimentos e um plano de carreira estruturado, que combina treinamentos teóricos com a prática do dia a dia. Uma liderança próxima também acompanha de perto e desenvolve o assessor com apoio e feedbacks constantes. Além disso, os processos estruturados da EQI, que são referência no mercado financeiro, permitem que ele vá ganhando mais autonomia à medida que cresce na carreira. Isso faz com que um assessor da EQI consiga produzir cerca de três vezes mais que a média de mercado”, completa Matricardi. 

Vagas abertas 

A EQI tem um plano de contratação que vai seguir ao longo deste ano, acompanhando o crescimento da empresa. As vagas disponíveis neste momento são para assessor de investimentos, na modalidade presencial. Os interessados devem acessar o site de carreiras da corretora para se candidatar. 

Sobre a EQI Investimentos  

Fundada em 2008, em Santa Catarina, a EQI Investimentos foi a primeira do gênero a conquistar licença para operar como corretora no Brasil. Desde sua criação, sempre investiu na formação de seus profissionais e foi com este modelo que cresceu e se tornou uma das líderes do mercado. Atualmente, possui R$ 47 bilhões sob custódia, 14 unidades próprias no país e uma em Miami e mais de 50 escritórios parceiros (B2B) no Brasil.