
As escolas estaduais de Santa Catarina começaram a receber 3 mil novos aparelhos de ar-condicionado, adquiridos pelo Governo do Estado por meio da SED (Secretaria de Estado da Educação). Os equipamentos chegaram em 24 contêineres e serão distribuídos às unidades nas próximas semanas.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A meta é climatizar 100% das salas de aula até o início do ano letivo de 2026, dentro do programa Escola Boa, um dos pilares do movimento Educação Levada a Sério. No total, serão 5.700 aparelhos, sendo que mais da metade já foi adquirida nesta etapa.
“Não vamos descansar enquanto não tivermos ar-condicionado em todas as salas de aula da rede estadual. É nosso compromisso e vamos cumprir até 2026. Em SC, a Educação é levada a sério”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Além da climatização, o Escola Boa também prevê melhorias na infraestrutura das escolas, manutenção, segurança escolar e conectividade. Todos os 519 mil estudantes da rede estadual receberão kits individuais de uniformes e material escolar.
Segundo a secretária da SED, Luciane Bisognin Ceretta, a iniciativa representa uma transformação no ambiente escolar:
“Estamos promovendo uma verdadeira transformação nas escolas estaduais e a climatização das salas é um pilar fundamental. Vamos investir para oferecer as melhores condições de desenvolvimento aos nossos alunos e toda a comunidade escolar.”
As reformas elétricas para viabilizar a instalação dos aparelhos também avançam: 120 escolas estão com obras em execução, e outras 507 já têm processos em tramitação para contratação de empresas.
Educação Levada a Sério
O movimento lançado pelo Governo do Estado reúne quatro eixos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+. O investimento total é de R$ 4,1 bilhões, o maior já feito na educação catarinense.
O pacote inclui qualificação da aprendizagem, valorização e formação continuada de professores, ampliação do ensino técnico e profissional e ações de apoio ao acesso e permanência no ensino superior, como a Universidade Gratuita e o Fumdesc (Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior em SC).